OpiniãoRETRO

Super R-Type (SNES) – a compilação masoquista da série de Arcade

Compartilhe:

R-Type, ao lado de Gradius, é figurinha carimbada quando se fala de navinha clássica, desde que o gênero se popularizou nos anos 80. O primeiro jogo da série, lançado em 1987 para os Arcades, e depois para uma miríade de plataformas, alcançou aclamação da crítica e dos frequentadores dos salões de fliperama com suas mecânicas inovadoras e design original de fases. A franquia gerou uma série de sequências e tem novos jogos, além de compilações dos clássicos, lançadas até hoje.

A principal inovação é a presença do escudo móvel (chamado de “Force”), disponível como power-up: ele é indestrutível e pode bloquear inimigos e tiros pequenos. Outro diferencial para a concorrência é a possibilidade de carregar seus tiros.

O primeiro título da franquia lançado para Super Nintendo, Super R-Type (porque tudo do Super Nintendo tinha que levar o superlativo, não é mesmo – exceto o Mega Man – ), é uma espécie de compilação do primeiro e segundo jogos, com fases originais e adaptadas também aparecendo. As maiores diferenças aparecem quando você morre – volta-se ao início da fase (sem checkpoints e sem tempo para os fracos, irmão). O tiro super carregado, que enche a tela, introduzido em R-Type 2, também aparece.

Há cinco níveis de dificuldade – muito fácil, fácil, normal, difícil (zeramento em aproximadamente quatro meses) e Pro (profissional, apenas disponível uma única vez após fechar o modo difícil). Com elas alteram-se o número, agressividade e velocidade dos tiros e inimigos, e, para algumas dificuldades, vale aquele velho adágio dos jogos de nave: “morreu, melhor começar de novo”. O título está disponível no serviço Switch Online, para Nintendo Switch.

O último chefe do jogo.
Essa é uma foto do maldito, que eu chamo de Chata de Gêmeos
.

Considero-o, nas dificuldades Difícil para cima, tranquilamente o mais difícil da franquia clássica (e aqui também considerando o temível R-Type 3). Muitos dos macetes dos primeiros jogos não funcionam aqui, mas, ao menos, você não tem tempo limitado para matar o chefe final duplo, ao contrário do que acontece em R-Type 2.

Lembre-se de citar Super R-Type quando os shmupeiros (jogadores de jogo de nave clássicos) veteranos começarem com aquele velho papo de que jogo de nave horizontal é tudo moleza.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários